XV ENCONTRO REGIONAL DE AGROECOLOGIA:
"A FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL NA TRANSFORMAÇÃO POLITICA E SOCIAL DA VIDA NO CAMPO"
Metodologia do Carrossel:
A metodologia do carrossel
consiste em fazer uma troca de salas, e consequentemente os temas abordados, em
uma rodada de discussões sobre (4) quatro linhas de reflexão acerca dos
seguintes temas: educação, agroecossistemas, agroecologia e política e o campo
e suas opressões.
Os participantes do evento deverão
escolher um desses carrosséis no ato de inscrição, dentro do tema escolhido pelo participante
o mesmo irá fazer o aprofundamento em 4 (quatro) sub temas, portanto, 4 salas
de debate, sendo que uma delas será uma vivência. Cada Grupo de debate irá ter no máximo 50 pessoas, para possibilitar o debate.
Cada momento do carrossel terá a
duração de 4 (quatro) horas, o carrossel irá preencher 2 dias da programação do
evento.
Cada Participante receberá uma identificação de qual carrossel irá participar no ato do credenciamento do evento.
Os temas e subtemas serão:
Agroecossitemas (Grupo Verde)
Agroecossitemas (Grupo Verde)
Facilitador: A confirmar
Sementes Crioulas: debater
a experiência com as sementes da paixão, as sementes crioulas como um exemplo
de economia solidária e a preservação da biodiversidade.
Facilitador: A confirmar
Políticas Públicas para a Agricultura Familiar: Conceituar
políticas públicas, enfatizar a socialização e debate das políticas das águas
(grandes obras x obras descentralizadas) e conhecer e analisar as políticas públicas
existentes como exemplo, a PLANAPO, PAA, PNAE e PRONAF.
Facilitador: A confirmar
Sistemas Agroflorestais e Permacultura: Conceituar
Sistemas Agroflorestais e realizar uma atividade prática.
Facilitador: A confirmar
Agroecologia e Política
(Grupo Vermelho)
A Verdadeira Face dos Movimentos Sociais: conceituar
movimentos sociais, realizar um resgate histórico das lutas dos movimentos
sociais, sobretudo dos movimentos do campo, como também trabalhar na descriminalização
dos movimentos sociais, evidenciando o poder da mídia frente à criminalização
desses movimentos fazendo um recorte de classes, ou seja, mostrar que a mídia
tem um lado e é o da burguesia. Trazer as mais importantes lutas que estão
sendo travadas nos dias de hoje, principalmente no que diz respeito à reforma
agrária pautada constantemente pelos movimentos sociais do campo.
Facilitador: A confirmar
Movimentos Agroecológicos: Conceituar,
sua importância e quais foram suas conquistas, além do trabalho de agroecologia
como ferramenta de transformação social e esclarecer o motivo pelo qual a agroecologia
pode funcionar enquanto ferramenta de construção de uma nova sociedade.
Facilitador: A confirmar
Resgatar o Passado, Construir o Presente e Mudar o
Futuro: Trabalhar com a introdução ao socialismo (histórico do
processo de construção do capitalismo, o que são classes sociais, o papel do
Estado, conceituar o socialismo, propriedade privada.); Abordar o capitalismo
no campo, ou seja, como o modelo capitalista reverbera no meio rural aliando ao
debate da conjuntura atual.
Facilitador: A confirmar
Formação e Organização do Movimento Estudantil: Conceituar
o movimento estudantil, fazendo um resgate histórico do movimento estudantil e
sua importância de estar organizado dentro de movimentos (dando enfoque às
executivas de cursos, coletivos auto-organizados e movimentos agroecológicos).
Facilitador: A confirmar
Educação (Grupo Azul)
Educação Popular e Organização Social: irá abordar
a organização social e inserção política do campo na sociedade através da
educação popular, a conceituação da educação do campo, como que a educação
popular surge como ferramenta social de organização dos camponeses, além de trabalhar
a segurança de trabalho no campo (riscos e cuidados com o trabalho) através da
educação popular.
Facilitador: A confirmar
Educação Transformadora na Comunicação e Extensão
Rural: vai abordar os diferentes conceitos de extensão rural e
desconstruir a ideia da extensão rural como forma de difusionismo do
conhecimento técnico-científico, bem como a comunicação como uma educação
transformadora na produção do conhecimento.
Facilitador: A confirmar
Cultura como Instrumento de Educação:
abordagem do entendimento da cultura enquanto instrumento de educação e a
cultura como forma de fortalecer a identidade local.
Facilitador: A confirmar
Educação Obrigatória x Educação Libertadora: ver a contextualização
cronológica da evolução dos métodos pedagógicos desenvolvidos historicamente, realizando
um comparativo entre as duas, mostrando as linhas de trabalho de ambas, além da
abordagem da educação libertadora no âmbito geral, ou seja, não restringir-se a
educação popular.
Facilitador: A confirmar
O Campo e
Suas Opressões (Grupo Lilás)
Luta de classes como Principal Origem das Opressões:
Refletir sobre o recorte da violência física, roubo, latrocínio, drogas, o
porquê da existência destes e mostrar como estão relacionados a luta de
classes.
Facilitador: A confirmar
Gênero: abordar acerca da mulher no
campo e o feminismo.
Facilitador: A confirmar
Diversidade Sexual: Mostrar
que, assim como na cidade, o campo também sofre com homofobia – políticas
públicas.
Facilitador: A confirmar
Negritude: Trazer um recorte de raça dentro
do campo nordestino, desde a abolição da escravidão até os dias de hoje
relacionando o êxodo rural com as favelas nas grandes cidades trazendo o
recorte de raça.
Facilitador: A confirmar
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