XV ENCONTRO REGIONAL DE AGROECOLOGIA:
 "A FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL NA TRANSFORMAÇÃO POLITICA E SOCIAL DA VIDA NO CAMPO"

Metodologia do Carrossel:
      A metodologia do carrossel consiste em fazer uma troca de salas, e consequentemente os temas abordados, em uma rodada de discussões sobre (4) quatro linhas de reflexão acerca dos seguintes temas: educação, agroecossistemas, agroecologia e política e o campo e suas opressões.
      Os participantes do evento deverão escolher um desses carrosséis no ato de inscrição, dentro do tema escolhido pelo participante o mesmo irá fazer o aprofundamento em 4 (quatro) sub temas, portanto, 4 salas de debate, sendo que uma delas será uma vivência. Cada Grupo de debate irá ter no máximo 50 pessoas, para possibilitar o debate.
      Cada momento do carrossel terá a duração de 4 (quatro) horas, o carrossel irá preencher 2 dias da programação do evento.
        Cada Participante receberá uma identificação de qual carrossel irá participar no ato do credenciamento do evento.
      
Os temas e subtemas serão:
                            Agroecossitemas (Grupo Verde)       

Convivência com o Semiárido: o manejo e uso racional dos solos, a desertificação, plantas forrageiras e a resiliência dos agroecossistemas do semiárido.
Facilitador: A confirmar

Sementes Crioulas: debater a experiência com as sementes da paixão, as sementes crioulas como um exemplo de economia solidária e a preservação da biodiversidade.
Facilitador: A confirmar

Políticas Públicas para a Agricultura Familiar: Conceituar políticas públicas, enfatizar a socialização e debate das políticas das águas (grandes obras x obras descentralizadas) e conhecer e analisar as políticas públicas existentes como exemplo, a PLANAPO, PAA, PNAE e PRONAF.
Facilitador: A confirmar

Sistemas Agroflorestais e Permacultura: Conceituar Sistemas Agroflorestais e realizar uma atividade prática.
Facilitador: A confirmar

Agroecologia e Política (Grupo Vermelho)


A Verdadeira Face dos Movimentos Sociais: conceituar movimentos sociais, realizar um resgate histórico das lutas dos movimentos sociais, sobretudo dos movimentos do campo, como também trabalhar na descriminalização dos movimentos sociais, evidenciando o poder da mídia frente à criminalização desses movimentos fazendo um recorte de classes, ou seja, mostrar que a mídia tem um lado e é o da burguesia. Trazer as mais importantes lutas que estão sendo travadas nos dias de hoje, principalmente no que diz respeito à reforma agrária pautada constantemente pelos movimentos sociais do campo.
Facilitador: A confirmar

Movimentos Agroecológicos: Conceituar, sua importância e quais foram suas conquistas, além do trabalho de agroecologia como ferramenta de transformação social e esclarecer o motivo pelo qual a agroecologia pode funcionar enquanto ferramenta de construção de uma nova sociedade.
Facilitador: A confirmar

Resgatar o Passado, Construir o Presente e Mudar o Futuro: Trabalhar com a introdução ao socialismo (histórico do processo de construção do capitalismo, o que são classes sociais, o papel do Estado, conceituar o socialismo, propriedade privada.); Abordar o capitalismo no campo, ou seja, como o modelo capitalista reverbera no meio rural aliando ao debate da conjuntura atual.
Facilitador: A confirmar

Formação e Organização do Movimento Estudantil: Conceituar o movimento estudantil, fazendo um resgate histórico do movimento estudantil e sua importância de estar organizado dentro de movimentos (dando enfoque às executivas de cursos, coletivos auto-organizados e movimentos agroecológicos).
Facilitador: A confirmar

Educação (Grupo Azul)


Educação Popular e Organização Social: irá abordar a organização social e inserção política do campo na sociedade através da educação popular, a conceituação da educação do campo, como que a educação popular surge como ferramenta social de organização dos camponeses, além de trabalhar a segurança de trabalho no campo (riscos e cuidados com o trabalho) através da educação popular.
Facilitador: A confirmar

Educação Transformadora na Comunicação e Extensão Rural: vai abordar os diferentes conceitos de extensão rural e desconstruir a ideia da extensão rural como forma de difusionismo do conhecimento técnico-científico, bem como a comunicação como uma educação transformadora na produção do conhecimento.
Facilitador: A confirmar

Cultura como Instrumento de Educação: abordagem do entendimento da cultura enquanto instrumento de educação e a cultura como forma de fortalecer a identidade local.
Facilitador: A confirmar

Educação Obrigatória x Educação Libertadora: ver a contextualização cronológica da evolução dos métodos pedagógicos desenvolvidos historicamente, realizando um comparativo entre as duas, mostrando as linhas de trabalho de ambas, além da abordagem da educação libertadora no âmbito geral, ou seja, não restringir-se a educação popular.
Facilitador: A confirmar

O Campo e Suas Opressões (Grupo Lilás)


Luta de classes como Principal Origem das Opressões: Refletir sobre o recorte da violência física, roubo, latrocínio, drogas, o porquê da existência destes e mostrar como estão relacionados a luta de classes.
Facilitador: A confirmar

Gênero: abordar acerca da mulher no campo e o feminismo.
Facilitador: A confirmar

Diversidade Sexual: Mostrar que, assim como na cidade, o campo também sofre com homofobia – políticas públicas.
Facilitador: A confirmar

Negritude: Trazer um recorte de raça dentro do campo nordestino, desde a abolição da escravidão até os dias de hoje relacionando o êxodo rural com as favelas nas grandes cidades trazendo o recorte de raça.
Facilitador: A confirmar

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