Histórico dos ERA's

HISTÓRICO DOS ENCONTROS REGIONAIS DE AGROECOLOGIA DO NORDESTE


15 Edições de Muita História


  Com o modelo implantado no Brasil na década de 60, a chamada Revolução Verde, toda a conjuntura de pesquisa, extensão e produção foi gradativamente se modificando em prol desta tendência. As universidades se concentraram em desenvolver métodos vinculados a Revolução Verde que acarretaram numa maior produtividade. Entretanto essas tecnologias eram, praticamente, de uso exclusivo dos grandes latifundiários. Desta forma os pequenos agricultores ficaram em uma situação delicada, uma vez que, não tinham preço de mercado compatível ou próximo dos grandes proprietários de terras. Isto fez com que ampliasse os dados relacionados ao êxodo rural e, consequentemente, o inchaço populacional nas periferias de grandes capitais.
A FEAB, Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil, tenta estreitar os laços entre a universidade e sociedade propondo resgatar a proposta fundamental da Universidade, que é a geração de conhecimento voltado às demandas sociais.
 Diante desta realidade que se alojou no Brasil, a FEAB se propõe a oferecer uma formação diferenciada através de eventos extracurriculares colocando pautas de grande relevância que afetam a sociedade e que por sua vez é considerado como secundário pela universidade, tais como: reforma agrária, agricultura familiar, soberania alimentar, desenvolvimento sustentável, assistência técnica e extensão rural, etc.
Diante deste contexto a FEAB, portanto, lança-se como uma das pioneiras entidades a promover debates no âmbito nacional sobre a agroecologia. No ano de 1981, foi sediado o primeiro Encontro Nacional de Agricultura Alternativa, EBAA, no decorrer da década de 80 ocorreram mais três EBAA’s. Por terem abrangência nacional os EBAA’s juntavam milhares de pessoas das cinco regiões brasileiras. Por estar em superlotação, a crescente demanda por uma agricultura não convencional e a necessidade de promover discussões no âmbito nacional, a FEAB criou os Encontros Regionais de Agricultura Alternativa, ERAA, que era para servir como preparação para os EBAAs. Porém, os EBAAs não se perpetuaram, assim, continuando apenas os ERAAs.
Os ERAAs ficaram até o ano de 2002, em sua VII, houve uma pequena mudança significativa no nome do evento para Encontro Regional de Agroecologia, ERA, que se perpetua até os dias atuais. Abaixo segue a todas as edições dos ERAAs e ERA com suas respectivas contextualização:

A V edição do ERAA foi situada em Ilhéus – BA. Seu tema foi: Agroecologia; Realidade, Potencial e Desafios. Realização: FEAB, D.A., NTP e DCE.
No ano de 1996, Recife – PE sediou a IV edição do ERAA. Colaboradores: UFRPE, FEAB E DA.
Areia no estado da Paraíba sediou  no ano de 2002 o primeiro encontro intitulado ERA, deixando a nomenclatura de Encontro Regional de Agricultura alternativa - ERAA foi a sua  VII edição.  intitulada : O profissional comprometido com a agricultura familiar agroecológica no Nordeste. Organizadores: FEAB, MAE, D.A. e CAZ.
No ano de 2004, a VIII edição do ERA foi realizada em Ilhéus-BA que teve como tema - Agroecologia: Realidade, Potencialidade e Desafios. Para a concretização do mesmo teve como organizador a FEAB.
No ano de 2006, a IX edição do ERA foi sediada na capital pernambucana Recife – PE sendo o mesmo contemplado com o tema: Tecnologia a serviço da vida, nas universidades. Tendo os organizadores: a FEAB, ABEEF e ENEV.
Em 2008 foi a vez da Maceió – AL a capital alagoana  foi contemplada com a X edição do ERA , seu tema foi: Agroecologia: “conquistando a soberania alimentar”. As entidades responsáveis para a realização do evento foram a FEAB, GRUPO CRAIBEIRAS, EBEEF e ENBIO.
A XI edição do ERA foi dois anos após a X edição. Onde foi realizado  na cidade de Cruz das Almas-BA, tento como titulo; “Agroecologia: livro para comida, prato para educação”. O evento contou com a participação da FEAB, ABEEF e ENBIO para a sua estruturação.
Em 2012, o XII Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste agraciou a cidade São Cristóvão – SE, este evento teve como tema: A Terra é fonte de vida, não de lucro! Colaboradores do evento foram: a FEAB, ENEV, ABEEF e ENEBIO.
No ano de 2013, a XIII edição do evento foi realizada no Crato – CE. O ERA foi rotulado com o tema; A juventude do campo e da cidade: semeando a transformação que sonhamos. Os organizadores foram a FEAB, ENEBIO, ENEV, ABEES, CAMPESINA e GRUNEC.
A última edição do ERA que corresponde a sua XIV edição. Foi realizada no ano de 2014, na cidade Mossoró – RN. Com o tema  O papel da agroecologia no fortalecimento da identidade camponesa. Organizaram esse evento a FEAB, ABEEF e Grupo Verde de Agricultura Alternativa - GVAA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário